Segunda-feira, 13 de Maio de 2019, 11h:22

Sindspen-MT parabeniza agentes penitenciários de Mato Grosso pela composição na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária

A Força Tarefa foi criada em 2017 para ajudar os Estados a enfrentar crises no sistema penitenciário.

Assessoria de Imprensa Sindspen/MT

 

Agentes a caminho de Brasilia- DF

Agentes a caminho da Missão!!

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), presta homenagem aos servidores que  concluíram a missão neste mês de maio e aos que  foram substituir os servidores no Grupo de  Força Tarefa de Intervenção `Penitenciária, convocada pelo Ministério da Justiça-MJ.

Conforme a Presidente em substituição, Jacira Maria da Costa Silva, a homenagem é uma forma de prestigiar os agentes que foram designados para prestação de serviço em Roraima. Tantos os que já concluíram a nobre missão, quanto aos que foram substituir os que regressaram para suas casas. 

Na primeira etapa foram enviados cinco agentes penitenciários entre eles: Agno Ramos de Campo Novo dos Parecis Roger Ribeiro Cáceres, Pedro Borges de Jaciara, Giulliano Volpato base SOE  e  Bruno Marques de Barra do Garças e na segunda turma: Jehova Jesus Sena, Elias Assis Cuiabano,  João Deodato, ambos de  Cuiabá, Cristiano Soares Mendes de Barra do Garças e  Ricardo de Deus Juína.

 


 

 

Agno Ramos de Campo Novo dos Parecis Roger Ribeiro Cáceres, Pedro Borges de Jaciara, Giulliano Volpato base SOE e Bruno Marques de Barra do Garças

“Para mim foi uma experiência única, onde tive a oportunidade de agregar e também de repassar conhecimentos”, disse Bruno Marques.

O agente penitenciário, Giulliano Volpato, disse que sempre teve vontade de participar de algo relevante, por isso sempre fez vários cursos e se capacitou em miúdos. “Amo o que faço e pra mim é um prazer enorme ter participado dessa missão, volto pra casa com a sensação de dever cumprido, sobre as dificuldades, nada pior que ficar longe de casa, de quem realmente importa, ou seja a saudade dos seus”, pontua Volpato.

Os agentes que estão substituindo a primeira turma,  foram direto para Roraima para continuarem os trabalhos que já estavam sendo realizados  e apontam que o objetivo é ajudar o Estado a sair da situação critica em que se encontra e agregar conhecimento de outros Estados que lá  estão laborando.

Sindspen-MT

Roraima

 

A primeira turma se apresentou a disposição do Departamento Penitenciário Nacional no dia 08 de fevereiro, onde participaram de vários treinamentos, como intervenção tática, escolta armada, combate corpo a corpo, retenção e contra retenção de armas, entre outras especialidades necessárias para a intervenção realizada na Penitenciária Agrícola Monte Cristo (PAMC), estado de Roraima na cidade de Boa Vista e recebe o nome de Operação Elpis. 

Para Jehova Sena, um dos agentes da segunda turma, as experiências que pretende vivenciar são as de mais alta complexidade dentro de uma unidade prisional, desde o caos ate a implantação do procedimento, que já esta acontecendo. “A minha expectativa é de que quando deixarmos o estado eles possam dar continuidade nos trabalhos que foram feitos e que voltar para casa com a consciência de dever cumprido”, frisou Sena. 

Roraima

Segunda turma de agentes que foram para Roraima, João Deodato, Jehova Senna, Assis de Cuiabá, Cristiano Barra do Garças e Ricardo de Juina.

A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) , foi criada em 2017 para ajudar os Estados a enfrentar crises no sistema penitenciário e agora também passa a exercer as atividades de inteligência de segurança pública que tenham relação com o sistema prisional.

A nova atribuição está em portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2018.

“Para nós é uma honra ver nossos servidores integrando uma missão tão importante como essa, poder contribuir com outro Estado, pois nossos servidores são totalmente preparados para concluir essa missão com excelência e muita responsabilidade, pois aqui no Mato Grosso são forjados muito bem. Parabenizo a todos, tanto os que voltaram da missão e que a concluíram com êxito e aos que foram substituir os que voltaram, parabéns pela disponibilidade em servir”, disse Jacira Maria da Costa Silva.  

Sindspen-MT

Agentes de Mato Grosso junto com os de outros Estados! Juntos na Missão!

Agentes de Mato Grosso junto com os de outros Estados! Juntos na Missão!

 



 

 


 

 


Fonte: Sindspen MT

Visite o website: www.sindspenmt.com.br